Faça-você-mesmo o seu Busão

Por trás da ideia de ter um Ônibus, há duas premissas: autonomia e mobilidade.

A construção do veículo como laboratório móvel, como caixa de ferramentas, que estimule a pesquisa, realização e inovação, demanda uma série de reformas, equipamentos, traquitanias. E tempo.

Nesse ponto, o Ônibus Hacker se torna um laboratório dele mesmo.

É por isso que o processo é sempre mais importante do que o produto ou a agilidade. Não nos interessa, por exemplo, ganhar ou comprar um projeto e equipamentos de conexão prontos ou fechados. Queremos aprender como faz. Fazer. Queremos equipamentos e tecnologias livres, que possam ser modificadas, melhoradas, adaptadas.

Hoje, o Ônibus Hacker já chega em qualquer lugar com uma estrutura básica: tendas, internet, mesas, câmeras, transmissor de rádio, papelaria, gerador de energia e iluminação.

E para buscar solucões criativas e que nós mesmos possamos implementar para todas as areas de trabalho – como, cenografia, iluminação, conexão, energia – nos reunimos em encontros presenciais, os BusCamps, e discutimos por uma lista de emails.

Sempre em busca do menor custo e da maior diversão.

4 Comments

  1. Dionatan
    Posted 29 de junho de 2012 at 19:29 | Permalink

    Ola gostei da ideia e vamos montar um ônibus, para educação ambiental, cinema de curtas metragens ambiental, circo, fantoches e peças de teatro. Gostaria de saber como foi arrecado dinheiro para este grandioso projeto seus, tem como você me dar uma dica de como montar este projeto e juntar dinheiro e um dia nosso ônibus encontrar com seu e fazer uma grande mobilização conjunta.

    Dionatan Doglas
    Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Santa Catarina.

  2. admin
    Posted 22 de julho de 2012 at 22:33 | Permalink

    Oi Dionatan,

    Temos muito interesse em partilhar experiências e idéias de ação que envolvam mobilidade e autonomia.
    Escreve pra gente na lista do Ônibus em onibushacker @ googlegroups.com
    Um abraço.

  3. Posted 14 de janeiro de 2013 at 8:39 | Permalink

    Projeto fantastico este de voces; Parabéns!! Estou com um projeto no papel de um busão intinerante para estudantes. O projeto consiste em ajudar alunos a tomar o rumo certo da profissão com exposição e informação sobre profissão de A a Z. Como começo a elaborar a montagem desse busão!! Gostaria de receber uma resposta e dicas para meu projeto. Obrigado

  4. Bella Bruna
    Posted 29 de janeiro de 2015 at 22:09 | Permalink

    Olá irmãos!!Salve!
    Soul Bella Bruna. Agora estou em florianópolis.
    Estou para adquirir uma kombi e morar nela, a fim de continuar desenvolvendo o projeto “A Vida: simples assim” q é educacional e cultural. Já tem bastante explicação no site q ainda estou elaborando. Vcs podem ver lá. http://www.avidasimplesassim.com
    Uma amiga linda minha (Gabi Yanomani) já teve uma vivência com vcs até o Uruguai e ela me indicou falar com vcs sobre a parte da informação na kombi, ou seja, sobre a conexão com internet, energia dentro da komb para o notebook, luz, entre outros.
    Vcs poderiam me ajudar com isso?
    Pois estou a serviço da disseminação da informação tbm e de cada vez mais conhecer. Existe uma forma de ter internet grátis móvel? Ou alguma outra coisa viáve para eu poder trabalhar dentro da kombi?
    Gostaria de ser cada vez mais invisível ao sistema, parando de pagar aluguel e contratos de serviços. Me desamarrando como der para dançar mais a música da bem-aventurança.
    Aguardo retorno de vcs, pois preciso de ajuda, de parceria.
    Gratidão.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*