Duplo Twist Carpado no Restinga

Saímos com 16 pessoas do Gasômetro para o Restinga: Belasco, Zuardi, Lívia Ascava e Amorin, Liane, Murilo e Trevisani, da THacker; Mari Messias e Vinícius Perez, do Ponto Eletrônico; Isabella, da Cúpula dos Povos; Dona Ivonete, da Cufa e também uma Mulher da Paz; Vinícius Russo, da Carta Maior; Major Linch, da Secretaria de Segurança; e mais duas pessoas (que eu esqueci o nome e eram do Hackerspace de PoA e de um site de notícias. quem lembra?).

No caminho, o Major Linch falou sobre o bairro e o Programa Territórios da Paz, que atua em quatro periferias de Porto Alegre como uma Unidade Pacificadora. A diferença básica entre um e outro é que enquanto as UPPs têm bases fixas, o Territorio da Paz têm unidades móveis. São ônibus que circulam entre o bairro e estacionam em pontos diversos.

Assim que estacionamos, cerca de 30 crianças corriam em busca de internet, jogos, computador. É que a Secretaria de Segurança fez uma divulgação torta da nossa ação. Avisou a comunidade que era parecida com uma conduzida há dois meses pelo Sesc, também com um ônibus, mas na pegada de inclusão digital.

Dois minutos de silêncio depois… montamos a tenda e a Liane e o Zuardi tiraram duas oficinas do bolso-do-batman: Stencil e Estrela Ninja. Gênios.

Enquanto isso, rolou uma tentativa de visitar o Telecentro local e um papo com os caras da PM que estavam na base. Eles disseram que está tudo ótimo, viu? Tem escola, hospital, aparelhos públicos o suficiente pros 156 mil moradores. Risos. Poucas pessoas do bairro estavam presentes, umas duas Mulheres da Paz (que realizam a ponte entre a população e a PM). Uma delas, ao ser perguntada pelo Belasco na frente da PM se eles tinham alguma rádio comunitária na região, riu e disse: Isso é coisa nossa. O Major foi embora logo, para que ficassemos mais confortáveis. Não precisava.

No final das contas, a invasão foi bem diferente do que esperávamos, a comunicação foi errada, não teve conversa confortável ou desconfortável. Mas a Liane e o Zuardi arrasaram nas oficinas e se você perguntar pra uma dessas crianças o que é um hacker, é possível que ela responda: Um curioso. \o/

 

 

 

Date
Categories
Tags
Permalink
Status

Published:31 de janeiro de 2012

Geral

Bookmark the permalink

Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback


2 Comments

  1. Posted 1 de fevereiro de 2012 at 14:28 | Permalink

    Os rapazes que estao tentando montar o hackerspace MateHackers em porto alegre chamam Lucas e Rafael se nao me engano. E eu acredito que a Livia Amorim e o Murilo nao embarcaram com o ônibus nessa.

    A propósito, o áudio da conversa com o Major Linch durante a viagem até o bairro se encontra online em: http://www.archive.org/details/BusaoHackerFm-EntrevistasDoDia27jan2012

  2. Roberto
    Posted 8 de fevereiro de 2012 at 22:52 | Permalink

    Curto muito a viagem de vcs hahaahah sempre vejo o blog, parabens pessoal! dica para ajudar vcs é o http://www.guiapostos.com.br pra vcs pouparem um troco na gasolina e naum cair em tramoia por ai hehehehe abs

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*